quarta-feira, 18 de agosto de 2010

FENG, O QUÊ?

Pois é, muito já se falou em Feng-shui, mas você sabe o que é isso?

Feng-shui, que significa “Vento e Água”, é uma teoria chinesa que nos ajuda a organizar os espaços e tudo o que está dentro deles, implantar uma construção num terreno ou executar um jardim, de maneira que a energia que existe em tudo e em todo lugar flua suavemente.

Nós sabemos que a energia é vital para o desenvolvimento físico e mental do ser humano. Ela está presente em todos os elementos que compõem a vida na terra. Essa energia que faz tudo existir nós chamamos “ki” ou “ch’i”.
Os seres humanos são afetados pelo “ki” mesmo sem notar, além disso, há um mar de ondas eletromagnéticas no ar fornecidas por computadores, celulares, tvs, rádios, satélites, etc. Esse excesso de energia prejudica a nossa saúde e bem estar. Através do Feng-shui os bloqueios de energia são abertos e a energia do ambiente passa a fluir suavemente. Ele funciona quase como uma acupuntura ambiental. Realizando-se uma limpeza energética no ambiente abrem-se os canais trazendo a sensação de harmonia e paz. O consultor de Feng-shui treina a própria sensibilidade aos fluxos de energia internos e ao seu redor e indica os meios de influenciá-los.

Existem várias escolas de Feng-shui: Escola da Forma, da Bússola, do Chapéu Negro. Todas elas buscam a harmonização dos ambientes com a Natureza e o Universo dentro do modo chinês de ver e entender o mundo, com seus ciclos de mudança.

A Escola do Chapéu Negro tem uma visão simplificada e talvez ocidentalizada dessa teoria. Você de posse do Baguá, diagrama com as diversas áreas da vida, coloca a área do trabalho paralela à parede onde se situa a entrada do cômodo, da casa ou do terreno, e desse modo as outras áreas estarão localizadas automaticamente. VER ANEXO .Esta é uma visão simplista, pois quem quer que seja que vá utilizar este ambiente terá também as mesmas áreas distribuídas do mesmo modo. As outras escolas já analisam a interação entre o usuário, o ambiente, sua direção nos pontos cardeais, formas e materiais. Acho que o resultado é mais confiável...

Eu particularmente uso a Escola da Bússola. É uma análise mais individual e eu acredito mais. Em anexo tem o texto sobre as características de cada elemento. Ele é determinado pela data de nascimento e pelo sexo. Na geração de energia a gente tem que ter o ambiente de acordo com a energia pessoal.

Para você começar a implantar as teorias do Feng-shui na sua casa comece pela organização: segundo o Feng-shui “Ordem é Progresso”. A desordem não atrai energias benéficas. Coisas sem uso, quebradas ou sem vida devem ser retiradas do local. Como a energia deve fluir, aquilo que não serve mais para você deve ser passado adiante para alguém que possa aproveitar. Objetos quebrados devem ser consertados se ainda quisermos ficar com eles. Pequenos consertos de manutenção devem ser executados: pintura, torneiras pingando, vazamentos, lâmpadas queimadas, portas emperradas, etc. Isso tudo já vai ajudar no fluxo de energia.

Como tudo o que você possui deve ter uma finalidade, temos que pensar também no uso dos espaços. Uma sala que nunca é usada também terá sua energia estagnada. Que tal dar uma nova função ao espaço? Aquela sala de jantar que você guarda para um jantar de gala pode virar uma biblioteca ou o atual home-theater.

De qualquer modo, não existem regras absolutas nesta teoria nem o conceito de perfeição. As mudanças devem ser feitas aos poucos, ambiente por ambiente. Este modo metódico irá aumentar sua capacidade de observação e você poderá ajustar suas mudanças de acordo com as suas necessidades.



Além de abranger o domínio energético, o Feng-shui atinge também o nosso lado psicológico. Desse modo, podemos trabalhar essa técnica através do uso dos cinco elementos: terra, metal, água, fogo e madeira (cada elemento está conectado a uma cor e forma), da bússola, dos hexagramas do I Ching, a teoria do Yin Yang e/ou através do apoio ao bem–estar da mente subconsciente (posicionamento de móveis de acordo com a porta de entrada do cômodo, por exemplo). O local onde a residência está situada, direção das ruas, posicionamento e tipo das construções vizinhas, rios, árvores, morros, pontes, postes telefônicos e de transmissão de energia também devem ser considerados.

Segundo Katherine Metz, consultora americana de Feng-shui, “O universo está respondendo ao que pedimos. Feng-shui é o pedido, e fazer o pedido é utilizar o ambiente físico. Nós e o ambiente somos um conjunto inseparável. Começamos pedindo o que queremos, e então, quando utilizamos o ambiente, adicionamos poder ao nosso pedido”.

Um comentário:

  1. Oi Querida
    Obrigada pelo carinho.
    e vou pegar umas diquinhas de feng shui por aqui

    Beijinhos

    ResponderExcluir